quarta-feira, 22 de abril de 2009

13 de março: 1º reunião com Pedro Ortiz

E-mail da Tá:

A reunião foi ótima!
Pedro foi muito atencioso e aprendemos o básico da filmagem, bater o braco, dar teto, alcance dos microfones...
Pelo jeito, ele gostou muito do nosso tema, contou para todo mundo.
Ah, ele acha bacana a gente ter uma câmera para apoio, até deu umas dicas.
Segundo ele, se a gente seguir o cronograma e fizer as entrevistas a partir de abril, não haverá problemas no uso do equipamento da Cásper.
Também de acordo com Ortiz, a diferença de textura nas filmagens não será um problema, afinal, usaremos muito material de arquivo e já vai rolar uma diferença nas imagens.
Sobre o 16mm, ele disse que é sussa fazer a filmagem de uma tela projetada.

É isso, pelo menos, é o que me lembro.

E-mail da Raquelita:

Outras coisas que aconteceram na reunião, além do reconhecimento dos equipamentos e da conversa (em que Pedro se mostrou muito disponível), conforme a Talitona falou.

Precisamos mandar para o Pedro por e-mail o projeto aprovado com os comentários (não sei se já fizemos isso). Ele também quer um documento com os nomes, telefones e e-mails de todos os integrantes do grupo.
Ele disse que, para as entrevistas, a gente não só pode como deve usar os cinegrafistas e equipamentos da Cásper. Também sugeriu um cronograma para não ficar muito apertado:

até o meio de abril - Terminar a pesquisa, fazer as pré-entrevistas, pensar em locações e no pré-roteiro e agendar as entrevistas
até junho (incluindo as férias) - fazer as entrevistas filmadas, as decupagens e o relatório de qualificação* (para avaliação)
até agosto - terminar a decupagem, fazer o roteiro de edição
set/out - Edição e finalização.

* Este ano, o relatório de qualificação irá substituir a avaliação bimestral que era feita pelo orientador. Ou seja, valerá uma boa parte da nota. Ele deve ter: O projeto aprovado com os comentários, o projeto modificado e completo e um relatório de tudo o que já foi feito. O Pedro disse que não sabe se teremos que entregar 15 minutos editados, ele acha que não, porque isso tem dado muito problema e causado muita insatisfação (dos alunos e orientadores) .

Dicas do Pedrão: Para preservar a saúde do corpo e da alma, devemos decupar as fitas a medida que filmamos, para não acumular. Também devemos procurar trabalhar do começo ao fim com o mesmo editor. Ele aconselhou que centralizemos a 'produção' em uma pessoa que fique responsável por marcar as entrevistas, controlar o cronograma e cobras as atribuições dos outros membros (a Talita se identificou com o trabalho! rs).

Também tenho umas anotações sobre equipamentos, mas acho que não vem ao caso.

Vamos fazer as entrevistas com os cinegrafistas e equipamentos da Cásper, mas vamos comprar uma câmera para usar como auxiliar: fazer planos de detalhes, pegar outros ângulos dos entrevistados (já que a câmera principal tem que ficar parada para não dar problema na edição) e filmar lugares em que possamos ir sem os cinegrafistas da Cásper, principalmente imagens que serão encobertas.
Ontem eu encaminhei a descrição da câmera Panasonic para o PC e ele ainda não me respondeu. O Pedro disse que a resolução da outra não é boa o suficiente, pois ela trabalha só com um canal para todas as cores.
O ideal seria comprarmos uma câmera com 3 canais de cores, como a Panasonic, mas que não tivéssemos que pagar pelo recurso 'gravar em DVD', já que vamos gravar em mineDV mesmo (a qualidade fica melhor), mas a Talita disse que não se encontra nenhuma câmera assim para vender.
Segundo o cronograma do Pedro Ortiz, vamos começar a filmar na segunda semana de abril. Por isso, o ideal seria comprarmos a câmera até o começo de maio. A Panasonic (se não for ela será alguma parecida) custa R$1700, o que vai dar R$425 para cada um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário